sábado, 1 de novembro de 2008
Mais algumas fotos
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Rumo à San Pedro de Atacama
Rumo ao Deserto de Atacama
Uma estrada maravilhosa só para nós!
Vulcao Licancabur ao fundo
Chegando ao Atacama...
Nesta quinta, 31 de outubro, chegamos a San Pedro de Atacama. Em uma aduana um pouco demorada devido à chegada de dois ônibus lotados antes de nós ingressarmos no Chile. Imaginem revistar a bagagem de todo esse pessoal…
A cidade é como haviam nos descrito, tem todo um charme rústico e singelo de cidadezinha no meio do deserto. O que ñ são nada singelos são os preços por aquí… hehe.
São ruazinhas de chão batido e casas, restaurantes e hotéis de adobe (pedra e barro), muito interessante. Durante à noite é muito frio e de dia um calorão com sol a pino o tempo todo. A ruazinha principal é uma badalação só, são mochileiros e turistas de todos os cantos do mundo.
Hoje fechamos dois passeios que faremos. Daqui à uma hora conheceremos o Vale da Lua. Tem esse nome por ser considerado o lugar do mundo com o solo mais parecido com o da lua. Dizem também que a visão que se tem de lá das estrelas é linda.
Amanha, bem cedo, bem cedo meeeeesmo, ás 4h da manha sairemos para conhecer os Geisers del Tatio. Sao “jatos” de vapor com muita pressão que podem chegar a
Aguardem as fotos, acho que esses passeios prometem…
Bjos enorme a todos!
Notícias
Pois é, ficamos uns dias sumidos, mas foi difícil achar uma Internet.
No dia 29 aproveitamos para passear por Salta. Visitamos o Museu de Alta Montanha, onde estão expostos diversos materiais característicos desta região dos Andes, com destaque para uma múmia e uma criança inca, em perfeito estado de conservação, que foi sacrificada em homenagegem aos deuses, e ficou congelada, no alto de uma montanha, por mais de 500 anos. Visitamos, também, a Catedral da cidade, lindíssima, com muito ouro nos adornos e detalhes. Depois demos uma volta pelas proximidaes da Plaza de Armas, e terminamos o passeio no mirante que existe na entrada da cidade, para tirar umas fotos.
Lá pelas 15:00 saímos em direção a Maimará, que fica a 2400 metros de altitude, onde ficamos, para aclimatar o corpo a altidude, já que no dia seguinte cruzaríamos a Cordilheira dos Andes pelo Paso de Jama, com altitude próxima dos 4500 m S.N.M.
Em Maimará, ficamos na Hostería Maimará, e fomos muito bem atendidos pelo Hector e sua Esposa, e também pelo Rafael. Este lugar foi indicação de muitos amigos qua já ficaram lá, e também gostamos muito, pois nos sentimos em casa.
Na hora do jantar, teve uma dupla de argentinos, Ernesto e Enrique, que começou a tocar músicas típicas dos Andes. Gostamos muito das músicas deles, pois quando planejávamos a viagem sempre escutávamos músicas andinas, e parecia o nosso sonho de anos começando a se realizar.
Dia 30 de outubro de 2008
Chegou o dia que tanto nos deixava apreensivos: a travessia dos Andes. Paisagens indescritiveis, montanhas multicoloridas, salares, lagunas e grandes altitudes foi o que vimos lá por cima.
Quando saímos de Maimará, o dia estava nublado e feio. Subimos um pouco e alcançamos as nuvens, aí virou uma neblina, onde não se enchergava nada. Mas quando passamos dos 3500m, passamos acima das nuvens e o céu limpou de tal forma, que podia ser chamado de “céu de dar inveja a brigadeiro”… rsrsrs. O sol também estava bem forte e logo paramos ao lado de uma placa com a altitude: 4.170m S.N.M.
Alí já deu para ver que dar alguns passos para tirar uma foto já era beeeeem cansativo. Não cansaço muscular, mas sim falta de ar. Vc respira com todo o pulmão e não é suficiente… Mas não tivemos maiores problemas com a altitude, a nãao ser uma moleza da qual fui acometido… rsrsrsrs mas nada de mais.
Temos muito mais coisas para falar, mas o tempo é curto, temos um passeio daqui a 20 minutos.
Abraço a todos que estão acompanhando a nossa viagem.
Fagundes.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Boa noite, amigos!
Hoje rodamos cerca de 650 Km. Neste momento, estamos na cidade de Salta, chamada de "La Linda". E faz jus ao nome! Com uma arquitetura colonial, è de encher os olhos. Fora os barzinhos ao redor da Praça 9 de julho que sao um charme.
O dia teve ótimos acontecimentos, mas vale destaque para a temida passagem pela "policia camineira".
Separamos os tradicionais 10 pesos para a propina, ops... digo "contribuiçao para a reforma do posto policial", que se arrasta há dècadas... hehe... Bom, fato é que o Marcelo me fazia sinais de contagem regressiva até a chegada do tal posto, famoso nos relatos que lemos hà anos sobre o trecho de Pampa de Los Guanacos, na ruta 16.
Imaginem a nossa felicidade ao passar pelos "hermanos camineiros" e receber um gesto de "podem seguir". Certo que fomos um bom tempo cantando "We are the champions...", haha... muito bom!
Dia de celebridade
Bom, a hora de sair do hotel é sempre aquela funçao. É um tal de encaixar toda parafernália nas malas da moto e sempre parece que nao vai caber tudo, rsrs... Depois vem a uniformizaçao, roupa de cordura, luvas, capacete, separar roupas caso esfrie.
Nao foi diferente hoje, pela manha, no hotel em Pres. Roque Saenz Peña. Exceto pelo fato de estarmos sendo aguardados pela jornalista de um canal local da Província de Chaco. Enfim, a notìcia se espalhou e nossa viagem de moto rumo à Machu Picchu virou manchete. Foi muito legal. mas confesso que estar do lado contrário (o de ser a notícia, ao invés de produzí-la) me deixou (acreditem?!?!) um pouco tímida, hehe.
Já o Marcelo parecia o Willian Bonner e, em espanhol ainda por cima. Um show esse meu lindo!
Dia de celebridade II
Cansados desse dia de estrela, decidimos fugir do assédio, indo para Salta, haha... Fomos jantar em um restaurante típico da cidade, quando começou um show de danças típicas. Adivinhem quem foi "convocada" sob incentivo dos demais presentes? Eu, mesma. Claro que os demais incentivaram, deviam estar pensando "antes ela do que eu, hehe". Mas o melhor de tudo é que no final rimos muito.
Hasta luego!
Incrível que em tao pouco tempo já tenhamos tantas histórias para contar. Mas as outras ficarao para depois. Por hoje, sao estas.
Bom, amanha, pretendemos começar a subir para já irmos nos aclimatando à altitude de 5 mil metros que nos espera. Estamos em dúvida se vamos até Tilcara ou um pouco antes. Pretendemos rodar só à tarde e pela manha curtir mais um pouco de Salta.
Bjo grande a todos. Estamos lendo todos os comentários e felizes de receber o apoio de todos vocês. Hasta luego, amigos!
Luciane
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Hoje o dia foi puxado. Após passar o domingo em Santa Maria, visitando amigos e parentes, partimos hoje para um trecho de 900 Km, até Pres. Roque Saenz Peña, na Argentina.
Jà nao bastasse a distância, perdemos um bom tempo na aduana argentina, em Santo Tomé. Depois disso, fomos revistados em uma blitz "de rotina" da Gendarmeria Nacional Argentina, na qual tivemos que abrir todas as malas, bolsas bolsinhos e todo e qualquer lugar que tivéssemos bagagem.
Mas apesar de tudo, o dia foi bem tranquilo, a estrada estava muito boa (no trecho argentino... rsrsrs) e sem movimento.
Depois de tudo isso, só conseguimos chegar aqui lá pelas oito da noite.
Mas está tudo ótimo, amanha continuaremos até Salta. Lá pretendemos postar algumas fotos.
Abraco à todos!!!
P.S.: Desculpem os acentos, ou melhor, a falta deles. É que aqui os teclados sao diferentes já que eles nao tem os mesmos acentos que nós.
Fagundes