sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Challapata a Uyuni: para ficar na história


Amor, passa para o lado de cá logo, que vem uns tornadinhos ai atrás









Bateu um desânimo! Que tal um lanchinho?





É preciso manter o bom humor, ainda mais que ai falta pouco pra chegar!!!

O dia de ontem certamente vai ficar marcado na nossa história motociclística. Pegamos a pior estrada de nossas vidas. E olha que nosso currículo estradeiro ñ é tao fraco: Carretera Austral, no Chile, Pantanal, Ushuaia e tantas outras... Mas essa foi de dar dó, da Super e de nós dois, hehe.

Foram 200km, que levaram 7 horas e meia para serem rodados, só para se ter idéia. A estrada era só areia fofa no começo, depois surgiu um principio de construçao de estrada, ficamos felizes da vida, mas a cada 600 mts mais ou menos havia uma barreira de terra, pedras e areia. Eu descia da moto e o Marcelo atravessava o "quase muro", com a motoca ainda pesadona, com bau, malas laterais e mala de tanque... Eu só olhava e rezava... As vezes ate pensava "vou avisar p ele q ñ vai dar, mas achava melhor ñ". Nota um milhao para o meu piloto... E assim fomos por um bom tempo. O pior é q ñ dava para voltar, pois teriamos q passar por tudo aquilo de novo.

Pelo caminho, só algumas casinhas de barro, abandonadas. Ficavamos naquela dúvida se era mesmo aquele o caminho. Uma hora, paramos um caminhao q ia para as obras da estrada, e o motorista nos respondeu q era por ali mesmo. Depois de muuuuuita adrenalina... na hora, sem graça, mas agora legal de contar, hehe... pegamos o tal rípio¨. No inicio, um alívio, mas depois virou um terror: cheio de costeletas, o tempo todo trepidando... Super, malas, eu, Marcelo, tuuuudo. Só viamos no chao a sombra da suspensao dianteira trabalhando muito.

Chegamos a primeira cidade, que na verdade era uma vila bem pequena. Ainda faltavam 150 km a percorrer, bateu aquele desanimo de ñ conseguir chegar a Uyuni durante o dia e ter que rodar a noite naquela estrada horrivel. Sentamos no chao, que estava mais limpo que nossas roupas, hehe... fizemos um lanchinho, que deu um gas a mais e seguimos.

A estrada continuava péssima, tudo trepidando, sinalizaçao nula, pessoas para pedir informaçao idem, ñ conseguiamos passar dos 20km por hora. Dava uma tristeza. E assim fomos, até chegar a Uyuni, no limite do dia, que sorte. por muito pouco ñ chegamos a noite. Chegamos tao cansados, doia do fio de cabelo ao pé. Olhamos com uma peninha para a Super. Mas deu aquele alivio de estar tudo bem.

Ah, ñ posso deixar de destacar que nos informamos com policiais, com motoristas de Oruro, com o povo local e todos disseram que estrada estava boa, só precisariamos ir devagar. As vezes, me confundo com o conceito de "bom". Esqueço que isso é relativo, hehe...

Bom, hoje fizemos um pacote por uma agencia que eu e o Marcelo apelidamos de "Relax Tour", ou seja, dormimos mais, até as 8h, fizemos passeios leves pela cidade. Fomos no Cemitério de Trens, que é bem legal. E o salar ficou para amanha, qdo estaremos novinhos em folha.

Ah, conhecemos um alemao muito gente boa, ele tb está viajando de moto. Passeamos juntos hj e amanha vamos juntos ao Salar. Manheeee, tu ta fazendo uma falta como tradutora de alemao, hehe. Ele fala um pouco ingles e nós tb, até q dá p se virar....

Bom, amigos, as ultimas sao essas... Tem fotos e videozinhos da tal estrada do terror... Mas aqui em Uyuni tb é moda bloquear a entrada usb para ninguem baixar nada. Vamos gravar em dvd e depois postamos aqui.

Bjs e hasta luego.
Luciane

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Rumo ao Uyuni

Neste momento, 22h de 12/11, estamos em Oruro. Uma cidade beeeeem maior do que imaginavamos. Uma movimentacao só.

Vi em diversos cartazes que essa cidade tem um carnaval bem famoso, pois une o sagrado e o profano. Como será isso, hein? Ficamos curiosos...

Enfim, amanha, estrada de novo. Rumo ao salar de Uyuni. Temos duas opcoes: uma, ir direto, em estrada de chao, com trechos de muita areia e rípio (cascalho). A segunda opcao é mais demorada, mas com estrada melhor, vamos até Potosi e de lá para Uyuni.

Ainda nao decidimos. Vamos buscar mais informacoes amanha cedo e decidiremos pelo mais seguro.

Temos muuuuitas fotos maravilhosas dos últimos dias para postar aqui, mas o hotel em q estamos tem computador, mas bloqueou a entrada usb pra ñ entrar virus no computador. Entao as fotinhos vao ficar para depois...

Bjs pra vcs e Hasta Luego!!!

Copacabana na Bolivia

Copacabana e uma das principais cidades as margens do Lago Titicaca, na Bolivia. Eu achei a cidade encantadora. Ver o por do sol no Titicaca, comer truta, passear pelas lojinhas de artesanato, fazer passeios como a Ilha do Sol, ao Cerro do Calvario e a Catedral sao apenas algumas das atracoes dessa cidade de religiosidade bestante forte.

Mais uma cidadezinha que deu pena de deixar para tras. Mas, a estrada nos espera.

Mais Machu Picchu

Depois de 4h20min de trem, mais 25 min de ônibus e uma caminhadinha leve, eis que nos deparamos com a tao famosa cidade perdida dos Incas.

Bom, falar sobre Machu Picchu é muitas vezes repetir o já foi dito. Isso acontece porque é um lugar mágico, único, sem igual. É o tipo de imagem que vai muito além do que vemos ou registramos em fotos ou vídeos. Seu conceito se faz com o que sentimos ao estar ali.

Vista de cima, daquele famoso ângulo tao difundido mundo afora, Machu Picchu parece uma pintura. Para mim, essa foi a sensaçao, de tanto que vi e revi essa imagem durante muito tempo. O verdinho da grama contrasta com o cinza das pedras, e tudo isso ganha maior grandiosidade ainda emoldurado pelas enormes montanhas que os cercam.

Mas a parte mais impressionante acontece ao circular dentro da cidade. A perfeiçao com que sao feitos os encaixes das pedras é algo incrível. Sao verdadeiras fortalezas, construidas apenas com pedras que se encaixam sem uma única frestinha, parecem peças de lego.

Outra coisa, algumas pedras sao imensas, como conseguiram colocá-las ali. Ah, e algumas dessas enormes pedras apenas foram esculpidas, para serem transformadas em escadas. Cada detalhe é um show de engenharia, arquitetura, matemática e tudo mais que se possa imaginar... Toda essa perfeiçao criada a mais de quatro séculos atrás, pelos incas. Mas só foi divulgada para o mundo em 1911, professor norte-americano Hiram Bingham.

Realmente, Machu Picchu faz jus com méritos ao título de uma das "7 maravilhas do mundo". Ah, e honrou com louvores ser o destino principal da nossa expediçao motociclitica "Machu Picchu 2008".

Ainda tenho muito para escrever sobre esse lugar mágico, mas vai ficar para os próximos capítulos. Por enquanto... mais fotinhos...































domingo, 9 de novembro de 2008

Machu Picchu - Missao cumprida!!!!

Boa noite, amigos!!!

Estamos em Águas Calientes, esperando o nosso trem de retorno para Cusco, que sai às 19:00 h.

Enquanto isso vou postar algumas fotos pra vcs. Os relatos eu deixarei para a nossa jornalista oficial. Se temos profissionais para fazer o servico, vamos deixar os amadores pra lá... rsrsrsrs

Abraçao.

Fagundes.