segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pela Quebrada de Humahuaca

A segunda-feira é dia de voltar a rotina... ou melhor, a estrada! Que rotina ruim essa nossa, hein?

Cedinho, demos aquela geral na moto: encher pneus (enfim eles veriam asfalto), graxa na corrente, completar o óleo e tudo mais! Viagens de moto deixam a gente tao expert em assuntos de manutenção mecânica. Fico dando altos pitacos, da hora de fazer isso ou aquilo e... "olha esse barulho, Marcelo, acho q é tal coisa...". To afiadíssima, perguntem para ele, hehe... É, ñ basta ser garupa tem q participar, e muitooo!

Mas, vamos à estrada... saimos cedinho de La Quiaca (Argentina), rumo à Salta. fomos pela ruta 9, que percorre toda a Quebrada de Humahuaca. Um lugar lindo, para quem gosta de estradas que são tão lindas qto o destino final, esse é o lugar. As montanhas tem muitas cores. A localidade foi declarada Patrimonio Mundial da Humanidade, pela Unesco, que classificou o lugar como de características excepcionais. E são mesmo!

Tem várias cidadezinhas turísticas pelo caminho. Uma mais linda que a outra. Passamos novamente por Maimará, onde dormimos na ida, na hosteria dos nossos amigos Hector e Laura. Aiii, isso me lembra minha primeira experiência com a folha de coca (utilizada para minimizar os efeitos da altitude), mas depois eu conto essa. Olha, q vou cumprir todas as promessas de "depois conto essa".

Seguindo... chegando em San Salvador de Jujuy, resolvemos pegar uma rota alternativa até Salta. Já que vamos para o mesmo lugar, no mínimo vamos fazer um caminho diferente, ñ acham? Pegamos a estrada que passa pela cidade de El Carmen. Uma estradinha linda, depois de tantos cenários áridos foi um refresco ver essa paisagem quase amazonica.

Só estranhei, ser mão única e tão estreita sendo uma serra e cheia de precipícios, resolvi perguntar... "Marcelo, essa estrada só vai?". Ñ, ela era mão dupla. E dá-lhe buzina, antes de cada curvinha fechada. "Pelo menos é asfaltada!", pensei. O bom de pegar "péssimas estradas" é q tudo fica bom depois, hehe.

Mas vale a pena conhecer. Só tem q se planejar para ñ pegar à noite e reservar um bom tempinho para ir devagar e tirando muitas fotos. Fãs do google earth deem uma espiadinha, é linda mesmo.

Falando em linda... Chegamos novamente à "La Linda", Salta. Onde estamos agora. Amanhã, pretendemos passar novamente a interminável reta da "Pampa del Inferno". Essa foi uma das partes mais cansativas da vinda, é reta o dia inteiro, muito quente, tem muitos animais na pista e ainda a tensão das "contribuiçoes para reformas de postos policiais". Dêem uma olhadinha na retinha:









Então é isso... à tarde vamos dar mais uma passeada por Salta e amanhã, bem cedinho, sairemos rumo à Roque Saenz Peña ou, se der, até Corrientes. Depois, paradinha básica em Santa Maria, para contar um poquinho das novas para o sogrão, a Ale, Fritz, Carmen (Alice tb, hehe) e para os amigos dessas "quebradas".


E depois... lar doce lar! Falei ainda hoje, que nunca voltamos igual de uma viagem. Mas essa foi excepcional. Por muitos motivos... por termos ido sozinhos, pela experiência da moto com injeção eletrônica, pelas estradas difíceis que pegamos (com o diferencial de estar com carona e tanto peso extra na moto), pela cultura tão peculiar de países como Bolívia e Peru, por questoes politicas q nem imaginamos, também tinha altitude e o tempo seco que afetam o corpo de uma maneira muito estranha e forte... Nossa, foi cada segundo de um aprendizado sem igual.

Mas ainda temos muito que escrever para vcs aqui no blog. Mas saibam que o bom é assim, escrever no calor da hora, sem pensar muito, sem acento, com teclado desconfigurado, com fotos in natura, sem recortes, pq o máximo que dava para fazer era reduzir no paint, hehe...

Temos muitas fotos, depois queremos postar vídeos tb. Especialmente, para aqueles que já começam aqui os planejamentos para a sua própria viagem. Queremos ver quem será o próximo, hein? Que vale a pena nem precisa falar, né?

Bjs a todos e até daqui a pouquinho!



3 comentários:

NETO disse...

Lindas fotos, maravilhosa descrição, coisas que nos enchem de alegria e de adrenalina mesmo aqui distante.
Estou no aguardo da chegada de vocês. O quarto tá pronto, o computador QAP e a champagne tá no gelo.
Um forte abraço, um beijo e o desejo de revê-los em breve!
Enrola o cabo e vem embora!! (hehehehe!!!!)

Anônimo disse...

Lu e Marcelo...
A descrição de vcs não poderia ser mais precisa: “Um lugar lindo, para quem gosta de estradas que são tão lindas qto o destino final...”
Essa região é linda demais...quanta saudade!
Beijos e bom retorno!
Lari

Unknown disse...

Oiiiiii Amigos!!!
Tô pasma de ver tantas fotos bonitas, realmente os lugares são lindos, mas essa história de estrada bonita é só pros amantes das duas rodas, né?Hehehehhe
Até a volta!!!! UM grande abraço!